sábado, 10 de agosto de 2013

Breve atualização, ou: isso aqui ainda existe?

Não dá, é impossível. Por mais que tente, não consigo abandonar este blog aqui. É como uma relação abusiva e destrutiva, onde um parceiro dá tudo de si, se desmembra e se acaba em nome do amor, enquanto o outro meramente parasita e se aproveita dos nobres sentimentos do outro, e que, por mais que diga que está tudo acabado, que é a gota d'água, basta apenas um "eu te amo" e a promessa de mudar que tudo volta a ser como era antes. Só que, com um blog. OK, minha metáfora é dramática demais. Desconsidere-a.

Mas a primeira frase, a que começou esse texto, continua sendo bastante verdadeira. O "Espadachim Cego" é um saco de gatos filosófico-virtual. E não poderia ser diferente, criado como foi em 2008, durante meu segundo ano de faculdade, para conter todas as divagações que o então jovem de 19 anos considerasse relevante o suficiente para virar um ensaio completo. E como a expressão "saco de gatos" deve deixar claro, eu considerava muita coisa relevante, tanto que várias vezes fui acusado de "dissertar sobre o nada".

(nota para essa galera da psicologia que entrou na faculdade em 2013: eu já tava escrevendo bobagem nesse blog enquanto você mal e mal estava terminando o ensino fundamental. Reflitamos.)

Então, nos últimos tempos, senti que era necessário partir para outros pagos, escrever sobre assuntos mais "sérios" e "respeitáveis", e por isso, criei outro blog: o Tempo de Rebeldia. Estou feliz com ele, escrevendo sobre assuntos políticos que considero profundamente relevantes. Mas ele tem um problema sério, que está embutido em sua própria estrutura: e quando eu quiser falar de coisas irrelevantes?

Bom, talvez não "irrelevantes", por que um assunto se torna relevante quando eu tenho vontade de escrever a respeito dele (tipo a vez que eu escrevi um texto sobre Big Brother, Fofão e Pogobol), mas... diferentes. A Lola não faz muita diferença entre assuntos sérios e assuntos bobos, e publica tudo no mesmo lugar. Eu não consigo - vejo uma barreira entre as coisas, e preciso manter uma distinção.

Não faço isso por que acredito que sejam substâncias radicalmente diferentes e que não podem serem misturadas. Muito mais do que um problema arbitrário, é uma questão prática muito concreta. Na minha experiência, cada blog é um experimento estilístico (ou ético-estético, tanto faz), uma obra em constante mudança e crescimento. De certa forma, são pinturas que constantemente retoco, troco de moldura ou mudo de lugar. O "Tempo de Rebeldia" é um recorte do "Espadachim Cego" que se tornou grande demais para continuar aqui, e virou uma obra à parte. É, pra usar uma metáfora de outra mídia, um spinoff. E justamente por causa disso, ela não pode substituir o "Espadachim Cego". Ou os fãs de Buffy pararam de ser fãs da caçadora de vampiros quando estreou o spinoff "Angel"?

Sacos de gato são muitas vezes considerados indesejáveis por causa de sua indefinição. Porém, muitas vezes não se reconhece que é do seu ecletismo que surgem ideias inovadoras. Este experimento aqui, que aos trancos e barrancos venho conduzindo desde 2008 (até antes, desde 2006, se lembrarmos que eu escrevia no saudoso Roqueiro e Alcoólatra com uns amigos meus) foi um importante método para o desenvolvimento das minhas habilidades como escritor, bem como para a maturação do meu pensamento político, científico e filosófico (é com um pouco de vergonha que leio velhos posts e sinto um ranço machista ou reacionário, mas era o que eu conseguia fazer na época). Por que descontinuá-lo, se ainda posso postar uma bobagem ou duas de vez em quando?

Não sei quanto vou atualizar esse blog. Com certeza, não vai ser rotineiro - não como quero que seja com o "Tempo de Rebeldia". Provavelmente, escreverei quando der na telha, sobre assuntos os mais diversos, mas principalmente comida. Ia largar o clichê "aguardem", mas vou ser sincero e dizer de cara: voltem a olha GIFs de gatinhos, por que sei lá quando eu escrevo aqui outra vez. Posto no facebook quando isso acontecer que eu sei que vocês vão estar lá.