quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Utopias - Pausa para o café

Povo bom que ainda lê isso aqui! Como vocês talvez se lembrem, eu andava escrevendo uma série de posts sobre livros cujo assunto era utopia - a construção de uma sociedade melhor da que temos atualmente. Não abandonei este projeto, da mesma forma que não abandonei este blog (acho que vou repetir essa ladainha por muitos e muitos posts, até que eu me convença de que realmente vou continuar escrevendo aqui).

Já expus meus planos malignos para vocês em uma publicação anterior, e eles continuam mais ou menos os mesmos. Porém, para poupar-lhes o trabalho de clicar em mais um link que pode ser um Rick Roll, e por eles terem se modificado de algum jeito, eu explico eles de novo para vocês.

Continuo querendo escrever sobre Walden, do Henry David Thoreau, Walden III, do Rubén Ardila, "Utopia" do Thomas More, "A República" do Platão, "Nova Atlantis" do Francis Bacon e "Looking Backward" do Edward Bellamy. Tenho acesso a todos estes livros de algum jeito no presente momento, e a única coisa que me impede de resenhá-los é o fato de eu não tê-los lido ainda.

O que há de novo nos meus planos é uma certa mudança de direção. Até agora, eu li e escrevi sobre livros que tratam da sociedade e um tanto quanto que negligenciam o indivíduo. Pretendo tratar um pouco mais sobre o que eu chamaria de "utopias individuais", teorias que fazem o caminho inverso, mudando primeiro a pessoa e depois a sociedade. Começo a fazer isso com "Walden", que foi uma experiência utópica de um homem só, e depois vou para livros que provavelmente não seriam enquadrados como "literatura utopista", mas que entrarão nesta série de textos por que acredito que eles lidam não apenas com a idéia de um mundo melhor, como também com os métodos para torná-lo mais real. No momento, o primeiro título que tenho em mente é "The Heart of Social Change" do Marshall Rosenberg, criador do método da Comunicação Não-Violenta e mediador de conflitos em lugares hardcore. Depois, pretendo falar sobre um autor indiano, Eknath Easwaran. Eknath foi um professor de meditação que morou nos Estados Unidos por muito tempo, e escreveu muitas obras sobre como mudar o próprio comportamento e tornar-se mais amoroso com os demais através da meditação e disciplinas associadas. Tenho lido bastante coisa desse cara e não consigo pensar em nenhum livro específico dele. Porém, acho que vou acabar falando mais de "Conquest of Mind" e "Bondade Originária", que estou lendo agora ou irei ler num futuro próximo. Em seguida, pretendo falar de algo mais próximo a mim: a tentativa da Ciência do Comportamento de desenvolver métodos para criar um mundo melhor. De novo, não tenho um livro específico sobre ciência do comportamento e utopia à mão, mas vou pegar capítulos separados de três livros diferentes que penso serem pertinentes para o assunto. E, por fim, vou falar de mim mesmo e do meu Trabalho de Conclusão de Curso, que será justamente sobre a criação de utopias aqui e agora em nossa sociedade. Não tenho nada concreto em mãos ainda, já que, para falar a verdade, a única pessoa que sabe que estou escrevendo meu TCC sou eu (nem orientador tenho). Porém, como esse negócio vai dar trabalho, já que pretendo fazer uma fundamentação teórica bem legal e uma intervenção empírica, vou ter todo o ano de 2012 para vir aqui e fazer comentários e posts sobre a literatura que estou revisando, como os livros do Gandhi e pessoas próximas à ele. Já escrevi um pouco sobre "Minha Vida e Minhas Experiências com a Verdade", mas não sobre utopias. Além desse livro específico, há escrito por ele também "A Roca e o Calmo Pensar" e "Satyagraha in South Africa", e "Satyagraha in Champaran", que foi escrita por um amigo e colaborador de Gandhi. Pretendo fazer alguns apontamentos sobre estas obras em algum momento.

Enfim, estes são meus planos. Ambiciosos ao ponto da megalomania. Vamos ver até onde eu consigo ir com eles conforme o ano vai andando, e o que vai mudando com ele.