domingo, 5 de junho de 2011

Breve comentário sobre uma revisão bibliográfica

Por causa de uma série de fatores, acabei tendo que fazer uma revisão bibliográfica sobre neuroacantocitose, uma doença neurodegenerativa rara pra caramba, que afeta uma em cada sei lá quantos milhões de pessoas. É tão raro que eu quase só tenho encontrado estudos de caso bastante pontuais a respeito, como "neuroacantocitose tratada com carbamazepina" ou "neuroacantocitose e sintomas de depressão".

Porém, o mais engraçado, e o que me fez escrever um texto aqui, é a grande quantidade de estudos de caso indianos que eu encontrei. Apesar de eu ter que fazer um certo esforço para não ler nenhum desses artigos em voz alta imitando um sotaque estereoticamente indiano, sou obrigado a reconhecer que os artigos são de muito boa qualidade.

Outra coisa que essa pesquisa me fez perceber: eu gosto de estudos de caso, muito mais do que estudos de larga escala. Parece que, por se focar em apenas uma pessoa, há mais espaço para detalhes, e para descrever o processo por trás daquele paciente, daquela história. Fico pensando se não deveria fazer um estudo de caso como trabalho de conclusão de curso.