domingo, 13 de junho de 2010

Sobre a Concentração

"No Koyogunkan, um homem pergunta:
-Quando enfrento o inimigo, sinto-me como se tivesse entrado na escuridão. Por causa disso, acabo me ferindo. Apesar de já ter enfrentado muitos homens famosos, você nunca se feriu. Por quê?
E o outro responde:
-Quando eu enfrentava o inimigo, obviamente também era como estar no escuro. Mas, se na hora eu acalmasse minha mente, a escuridão se tornava uma noite iluminada pelo pálido luar. Se eu atacasse nesse momento, sentia que não seria ferido.
Essa é a situação no momento da verdade."

(Adaptado de "Hagakure", páginas 196-197 - Editora Conrad)

Sobre a Dedicação

Estou lendo "Hagakure - O Livro do Samurai". Baseado nas preleções de um velho samurai chamado Yamaoto Tsunemoto, que viveu no Japão do século XVIII, o livro é uma pequena coleção de gotas de sabedoria e anedotas sobre o Bushido, o Caminho do Guerreiro, que se fossem proferidas hoje, seriam consideradas profundamente ridículas ou profundamente ofensivas. Entretanto, para um livro de notas breves ser publicado e lido nos nossos dias, ele deve ser mais do que uma piada histórica. E de fato, nas páginas de "Hagakure", encontrei esta pequena história, que, para mim, é uma parábola sobre dedicação total à uma tarefa:

"Quando o sacerdote Daiyu, de Sanshu, foi fazer uma visita a um doente em um determinado local, disseram a ele:
-O homem acabou de morrer.
-Isso não deveria ter acontecido neste momento. Será que foi falta de tratamento? Que pena - exclamou Daiyu.
O médico estava presente naquele exato instante, e escutou o que foi dito do outro lado da porta de papel.
-Escutei Vossa Reverência dizer que este homem morreu por falta de tratamento - disse, extremamente irritado. -Como sou um péssimo médico, isso provavelmente é verdade. Ouvi dizer que um sacerdote budista encar o poder das Leis de Buda. Então, traga este homem de volta à vida. Sem uma prova como essa, o budismo é inútil.
Daiyu ficou aborrecido, mas achou que era imperdoável para um sacerdote deixar que o budismo fosse difamado, então disse:
-Então eu vou lhe mostrar como trazer alguém de volta à vida com orações. Por favor, espere um momento. Eu preciso me preparar - e voltou ao templo.
Logo ele voltou, sentou-se e começou a meditar junto ao corpo. Pouco depois, o homem morto começou a respirar e depois reviveu por completo. Dizem que viveu por mais seis meses. Como esse fato foi relatado diretamente pelo sacerdote Tannen, não paira dúvidas sobre ele.
Quando perguntado a respeito da oração que utilizou, Daiyu disse:
-Essa prática não é comum em nosso culto, portanto, eu não conhecia nenhuma oração específica. Eu simplesmente foquei meu coração nas Leis de Buda, voltei ao templo, afiei uma espada curta, que tinha sido dada ao templo como oferta, e a escondi em minha roupa. Então encarei o homem morto e orei: 'Se existe força nas Leis de Buda, volte à vida imediatamente". Eu estava comprometido de tal forma que, se ele não tivesse voltado à vida, eu certamente iria cortar minha barriga e morrer abraçado ao corpo."

(Adaptado de "Hagakure", página 194-195 - Editora Conrad)