domingo, 16 de maio de 2010

Limpando a casa

Pois é. Mais de um mês sem atualizações. Se este blog fosse uma casa de verdade, os móveis estariam cheios de pó e a comida na geladeira toda estragada (o que me lembra do meu primeiro ano de faculdade). Ainda assim, voltei para arrumar as coisas um pouco, como aquelas donas-de-casa obsessivas fazem de tempos em tempos com suas residências na praia.

Tenho uma hipótese para explicar por que tenho escrito tão pouco ultimamente. Segundo esta minha hipótese, todos nós temos uma quantidade pré-determinada de energia criativa que, se não for investida de alguma maneira para criar algo, é perdida, e quando isto acontece,  ficamos insatisfeitos, por que somos dominados por uma vaga e penetrante sensação de que algo se perdeu. Por outro lado, se utilizamos toda ou quase toda nossa energia para um fim que sentimos nos completar, os outros meios de liberação de energia são esquecidos ou deixados para o segundo plano.

Meus colegas de Psicologia perceberão que eu acabei de reeditar a teoria da sublimação do Freud, mas acho que, até certo ponto, ele estava certo. Se observarmos com atenção, perceberemos que a época em que mais escrevi aqui no blog foi durante meu segundo ano de faculdade, indiscutivelmente o mais inútil de todos até agora. Porém, no terceiro ano, quando começaram meus estágios, minha atividade literária diminuiu bastante, por que estava investindo minha libido em outras atividades, que considero muito satisfatórias. Este ano, que tenho escrito ainda menos, eu tenho tido experiências ainda mais positivas nos meus estágios, e, apesar de ainda ter muitas idéias para textos e ensaios, eu acabo esquecendo deles, sem sentir a "falta" que sentia quando isso acontecia no meu segundo ano. Dito de outra forma, eu estou criando outras coisas este ano: relações com pessoas, conceituações teóricas e principalmente uma identidade mais forte. Pessoalmente, considero impressionante que eu consiga fazer tudo isto.

Porém, penso que isto não se manterá assim para sempre. Gosto muito de escrever, e não quero abandonar meu lado literário, que hoje é representado pelo EC. Entretanto, não posso prometer muitos textos para este ano, a não ser que alguma coisa mude no meu "equilíbrio dinâmico": a satisfação diminuir ou a energia aumentar. Esperemos que a última coisa se realize.

Nenhum comentário: