segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Vox Dei

E por todo o Universo,
Ressoou uma poderosa nota
Que dizia
"Por que não?"

Riders on the Storm

Faltam mais ou menos duas semanas para o final do semestre. Estudantes universitários em todo o país (se não no mundo inteiro) estão, assim como eu, passando pela fase que denomino "A Água Batendo na Bunda" - e se vendo obrigados a fazer milhares de trabalhos para entregar dentro de prazos apertadíssimos.

Uns tempos atrás, o Marcelo me falou que gostava de ler seus escritos mais antigos e fazer uma "Arqueologia do Self", isto é, remexer os artefatos antigos da alma e ver como ele era antigamente. Neste momento, estou fazendo algo muito parecido, comparando o Eu que sou agora com o Eu que era alguns semestres atrás e com os meus calouros, pelo menos no que tange esta tenebrosa época da faculdade.

O que vejo através dessa pequena "pesquisa" é que estou muito mais sereno. Tenho cinco trabalhos relativamente complicados para entregar nas próximas duas semanas, sendo que alguns deles eu não tenho como começar agora (falta a "matéria-prima", se vocês me compreendem). Não nego que isto me preocupe em certa medida, mas, se me comparo comigo mesmo três semestres atrás, e com meus bixos hoje (muitos dos quais estão passando pelo seu "primeiro final de semestre"), vejo que eu poderia estar muito mais neurótico a respeito disso. Não sei se isto acontece por que já tive a água batendo na bunda cinco vezes antes e já estou acostumado com isso*, ou se é por que eu simplesmente não me importo mais com o que os professores têm a dizer a respeito dos meus trabalhos. Só sei que já passei por outras tempestades, e passarei por esta também.




*Que tipo de gente o Google vai trazer pra cá por causa dessa frase?

Pequena Resenha de um Grande Livro

Tirando meus posts sobre utopias, não é hábito meu fazer resenhas de livros aqui no blog. Contudo, este livro que pretendo comentar aqui foi tão marcante que sinto que estaria perdendo alguma coisa de muito importante se não escrevesse nada a seu respeito.

Este livro é "Human Chance Processes" de Michael Mahoney.

Acredito que preciso comentá-lo aqui por dois motivos. O primeiro é o próprio mérito do autor, que graças a seu grande conhecimento teórico e prático da psicoterapia e das ciências como um todo, dedicou dez anos de sua vida ao processo de escrever uma obra magnífica, que transcende todos os manuais de psicoterapia que li até hoje (e olha, não foram poucos). O segundo é a ignorância dos profissionais da saúde mental no Brasil a respeito deste livro. Ele chegou a ser traduzido e publicado em 1998 pela Artmed, os números esgotaram e não houve mais reimpressões desde então, fazendo com que o livro seja encontrado apenas em sebos - e com relativa dificuldade. Considerando que vivemos um país onde incontáveis livros de psicanálise são publicados e republicados todos os anos, isso é bastante triste.

Expostas minhas razões, vamos ao livro em si. Não espero conseguir fazer uma resenha profunda e abrangente, que abarque todos os assuntos tratados no livro, por que "Human Change Processes" é extremamente abrangente, com capítulos sobre ética nas profissões de ajuda, uma história das idéias, bases e futuro da Psicologia Científica, ciências cognitivas, teoria construtivista e auto-organização, teoria da evolução, desenvolvimento humano, processos emocionais e estudos sobre o Self. Porém, o livro também é extremamente específico, pois todos estes assuntos não foram jogados no texto de forma desconexa e aleatória, como em uma enciclopédia ruim: há um fio condutor que os une, e que conduz até a parte final do livro, que trata sobre a psicoterapia em si - princípios, técnicas e, principalmente, a experiência de mudança em um contexto terapêutico, tanto do cliente quanto do terapeuta.

Em Psicologia e Ciências Humanas, estima-se que o conhecimento torna-se desatualizado em cinco anos. Isto significa que, no ano em que eu me formar, o que aprendi no primeiro ano de faculdade não terá mais validade - livros e artigos que li estarão superados, bem como as teorias que os embasavam. Dentro desta lógica, "Human Change Processes", por ter sido publicado em 1991, estaria 3,6 vezes desatualizado. Algumas das pesquisas citadas por Mahoney com certeza estão superadas, mas o livro como um todo não, por que ele não se limita ao seu tempo. De forma poética, eu poderia dizer que "Human Change Processes" é um livro além do tempo, pois fala da experiência de mudança e troca entre seres humanos que é e sempre será a Psicoterapia, e por isso, mesmo que seja lido daqui a 100 anos, continuará atual.