quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Dramas de Estágio (Parte 11) - Jedi Academy

Já fazem duas semanas desde que comecei a atender no Ambulatório do Departamento de Genética, e dentro de um mês iniciarei meu estágio básico oficial no Morada São Pedro. Posso dizer que, apesar de ainda ter um ano inteiro como estagiário pela frente, este assunto está encerrado, ou melhor dizendo, o barco já está em alto-mar, e não há mais nada que eu possa fazer a respeito (exceto sair do estágio no São Pedro, o que seria o equivalente a pular na água e ir nadando até o mar, mas vou deixar essa metáfora para lá). Restam-me ainda os dois estágios de ênfase obrigatórios, e um possível terceiro estágio opcional, caso eu decida cursar as três ênfases (depois de comer muito cocô).

Um dos fatores que mais influenciaram minha decisão sobre quais em locais estagiar foi o tipo de experiência que eles me proporcionariam, e que quanto mais variadas elas fossem, melhor. Decidi trabalhar tanto no São Pedro quanto no Ambulatório de Genética por que são dois ambientes muito diferentes, tanto no público que atendem quanto na metodologia que empregam, e por que acredito que este "choque de culturas" me será benéfico por estimular uma maior flexibilidade cognitiva e enriquecer meu repetório como psicólogo. Só estou trabalhando no Ambulatório até agora e não tive oportunidade de comprovar isso na prática, mas estou bastante seguro de que minha hipótese está correta.

Quando pensei pela primeira vez onde fazer meus estágios de ênfase, cheguei em três locais ideais: o Instituto Psiquiátrico Forense, o Estação Psi e a Clínica São José. Contudo, analisando friamente e comparando estes locais com os que trabalharei por todo este ano, eles são parecidos demais. Tanto o Insituto Psiquiátrico Forense, quanto o Estação Psi e o Ambulatório atendem pessoas em conflito com com a lei - a única diferença entre eles é que, no primeiro, o público consiste de pessoas com sofrimento mental severo, que torna a internação necessária, enquanto que nos dois últimos são menores em conflito com a lei. E a Clínica São José, da mesma forma que o São Pedro e o IPF, atende pacientes psicóticos. Seria mais do mesmo para mim.

Tendo isto em vista, comecei a pensar em outros locais para aprender outras coisas, e passei a cogitar locais que antes não me atraiam tanto. Para a ênfase em Psicologia Social, eu poderia fazer estágio em alguma secretaria municipal, como a Secretaria Municipal de Educação (SMED), que já tem uma parceria forte com a UFRGS, e para a ênfase em Desenvolvimento Humano, em uma clínica particular. Interesso-me especialmente pela WP. Falarei a respeito disto mais para a frente.

Nenhum comentário: