segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Escala Monstros de Energia Física Restante

Se você acabou de sair de um treino físico exaustivo, e quer saber qual seu estado corporal, veja em que ponto desta escala você se encontra:

1. Se você consegue elaborar e pronunciar frases coerentes, você está muito bem. Pare de ser bichinha e treine mais uma hora!

2. Se você consegue pronuciar corretamente frases incoerentes, você está bem, mas aconselho tomar um pouco de água antes de emendar o próximo horário.

3. Se você só consegue balbuciar frases incoerentes, você está começando a ficar mal.

4. Se você só consegue grunhir, comece a se preocupar um pouco. Provavelmente não vai dar para fazer mais aquelas 2 séries de 50 flexões que você tinha planejado. E isso é mau, muito mau.

5. Se você não consegue dizer nenhuma palavra, você também está provavelmente estatelado no chão, babando e tendo delírios psicóticos induzidos pela carga excessiva de exercício que você impingiu ao seu corpo. Mas não se preocupe, pois alguém vai levar-lhe para o hospital (depois do treino), e quando menos esperar, você vai acordar cercado de enfermeiras ou vai estar morto.

Façam bom uso desta escala. E boa demência.

Dramas de Estágio (Parte 6) - Force Unleashed

Foi hoje, gente. Não posso mais me considerar mero estudante vagabundo, pois neste dia, eu participei da minha primeira seleção de estágio. Agora estou no mercado de trabalho, exercendo meu papel de mão-de-obra barata e dispensável. Para todos os efeitos, eu já sou um estagiário, mesmo não tendo um local certo para fazer estágio ainda.

Fui para a entrevista coletiva hoje para as vagas do Morada São Pedro. O caráter coletivo dessa entrevista é duvidoso, pois só eu e um colega meu comparecemos - aliás, só eu e esse meu colega tínhamos nos inscrito para a seleção do Morada. Não sabemos quantas vagas serão abertas neste local, mas a pessoa que nos entrevistou falou que o número de estagiários já variou de 1 a 5 por ano. Então, a chance de nós dois conseguirmos vaga ali é bem considerável.

Mas como não dá pra contar com ovo que a galinha ainda não colocou, me inscrevi para a seleção do Serviço de Psicologia do HCPA, e ainda me inscreverei para a seleção da Unidade Básica de Saúde do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), para a pesquisa-estágio básico "Assédio Moral no Trabalho" e para o CAIS Mental Centro. É uma questão evolutiva: quanto mais variadas forem minhas possibilidades, menor chance eu tenho de ficar a ver navios em 2009 com a questão dos estágios.

Também há a possível possibilidade de sair estágio no Ambulatório de Genética no Campus do Vale. Lanço mão de um pleonasmo aparentemente vicioso por que, na verdade, o estágio lá é uma possibilidade de uma possibilidade bem remota. Duvido que ele saia este ano por que há muita burocracia envolvida no processo de oficializar a vinculação de um local de estágio com a Psicologia da UFRGS, e, até onde eu sei, não há ninguém realmente dedicado vendo essa papelada. Em outras palavras, eu não estou mexendo uma palha por este estágio e estou deixando na mão de quem se importa. Para ser franco, não consigo lembrar de nada que minha turma fez que saiu do chão sem a minha participação. Mas isso realmente interessa a algumas pessoas, que não querem nem pensar em serem supervisionados por psicanalistas (eu não gosto da idéia, mas não acho o fim do mundo), e que fariam de tudo para achar um porto seguro para serem cientificístas. Resta saber até que ponto eles querem isso mesmo ou se são os acomodados que eu imagino serem. Seria mais vantajoso para mim se essa vaga não saísse esse ano, pois ficaria mais fácil para pegar uma extensão lá, mas seria muito bacana mesmo que alguém estagiasse num dos departamentos mais hard science da universidade. Tapa na cara do PSI02! Além disso, enriquerecia as experiências trocadas pela turma, tanto em aula quanto nos bate-papos alcoolizados que temos na frente da matriz do Diretório e de suas filiais na Jerônimo de Ornellas e na Lima e Silva (Tia Vilma e Bar do Rossi).

E cada vez mais me interesso por estagiar no São Pedro, e cada vez menos no Clínicas. Tenho a impressão de que o Residencial esteja mais afinado com meu ideal de Psicologia do que o HCPA. Já desconfiava disso há algum tempo, mas depois de conversar um pouco com o Marcelo a respeito, e, pelo o que ele me disse, o Clínicas não é um lugar tão quente assim para estagiar como eu pensara. Veremos.