sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Dramas de Estágio (Parte 5) - Rebel Assault

Começou a temporada de seleções de estágio! Segunda-feira, dia 10 de novembro, acontecerá a entrevista coletiva no Hospital Psiquiátrico São Pedro, e dia 20 de novembro, a seleção para as duas vagas no Serviço de Psicologia do Hospital de Clínicas. Há também quatro vagas no Grupo Hospitalar Conceição, e possivelmente o Ambulatório de Genética do Projeto Proteger ofereça uma vaga, dependendo da burocracia.

Estou repensando qual seria o melhor local para se fazer estágio. A idéia de trabalhar no Clínicas ainda me é muito atraente, mas conversei com algumas pessoas que estagiaram no São Pedro, e o que ouvi foi positivo. Além disso, o tipo de experiência que teria em cada local seria muito diferente. Baseado apenas em introspecções, tenho a impressão que, enquanto no HCPA o trabalho seja eficiente, científico e high tech, também será um tanto quanto frio, distante, ao passo que, no HPSP, especialmente na Morada Terapêutica, haja mais calor humano. Mas não sei. Introspecções não são confiáveis o suficiente para se estabelecer teorias a respeito de nada baseado nelas, apenas hipóteses temporárias.

Também tenho a impressão de que o estágio no Ambulatório de Genética não vá sair, dado o adiantado do ano, e o estupro burocrático requerido para oficializar o local para estágio básico (sem falar no preconceito que alguns professores do Instituto têm contra o Renato Flores). Se não sair, pretendo falar com o professor e trabalhar lá como extensionista.

Sou um cara bastante auto-confiante quando se trata de trabalho e seleções de estágio (beirando a arrogância, para ser sincero), mas sei que posso não ser selecionado para nenhum local. Deixo isso nas mãos do Destino.

Por fim, gostaria de deixar um recado para meus colegas interessados em fazer estágio no HCPA, no Ambulatório de Genética e no Morada São Pedro: preparem-se para uma sangrenta e dura batalha, pois eu estarei lá na hora da seleção.