quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Happy Birthday to me!

Hoje é meu aniversário! Vamos festejar, os amigos receber! É o meu aniversário! Bolo, guaraná, muito doce para mim! E coisas do gênero.

Pois é, hoje fiquei mais velho. Aliás, esta é uma forma engraçada de dizer. "Fiquei mais velho" legalmente, mas o que mudou de ontem, quando ainda tinha 19 anos e 394 dias, para hoje?

Aniversários são divertidos (tenho pelo menos 100 novos recados no meu orkut, me parabenizando por fazer algo que qualquer um faz), mas são, no final das contas, apenas uma data arbitrariamente escolhida para comemorar nossa sobrevivência.

Mas estou reduzindo demais as coisas e não estou fazendo sentido. Feliz aniversário para mim, e para todo mundo que nasceu no mesmo dia que eu.

Insight de Aniversário

Hoje é meu aniversário. Completo 20 anos neste dia. E, desde que entrei na faculdade, todos os meus aniversários foram "celebrados" em eventos acadêmicos. Ano passado, durante um congresso chatíssimo no Hospital de Clínicas de Porto Alegre sobre a humanização do SUS (não que o assunto não seja interessante - o congresso é que foi um porre). Hoje, acordei e fui para uma reunião sobre estágios básicos.

Ao contrário do ano passado, hoje tive um importante insight: próximo semestre meus estágios começam. Eu já sabia disto intelectualmente, mas o peso deste conhecimento não tinha me atingido verdadeiramente até hoje, quando suas conseqüências ficaram finalmente claras para mim.

Começar meus estágios no próximo semestre significa que finalmente começarei a trabalhar de verdade (além da bolsa de iniciação científica), e que preciso, a partir de agora, começar a procurar um local onde estagiar. Nesta mesma reunião foram apresentados vários locais diferentes, entre os quais alguns me interessaram bastante, de especial maneira o próprio Hospital de Clínicas. Contudo, há poucas vagas lá, e talvez eu tenha que me contentar em estagiar em outro lugar. Assim, recomeça meu esforço metaético de decidir o que quero me tornar, escolhendo onde quero aprender a trabalhar, sem saber exatamente o que acontecerá comigo e como isto me influenciará.