segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Mais sobre leitura

Como já deve ter ficado claro para quem lê este blog (ou é meu colega de faculdade, ou os dois), eu sou um leitor compulsivo. Mais do que isso, eu leio rápido - quase sempre um capítulo toda vez que pego um livro. Contudo, fico pensando se eu realmente aproveito minhas leituras.

Estou lendo atualmente "The Psychology of Science", do velho Abe Maslow, que vem a ser uma avaliação psicológica da ciência e dos cientistas, e uma proposta para uma nova epistemologia da Psicologia e das Ciências como um todo. Mas quando eu paro e tento lembrar de um ponto específico do livro, ou quando tento fazer um "resumão", ou não consigo ou fico profundamente insatisfeito com o resultado. Claro, não dá para lembrar de tudo que li em um livro, e mesmo que desse, a utilidade de tamanha informação seria bastante questionável. Além do mais, é uma característica obsessiva achar que aprender é meramente acumular informações. Já li outras coisas do Maslow, e apesar de não poder enumerá-las todas aqui, quando precisei ou quis debater sobre questões mais específicas, fui capaz de dar um bom uso para minhas leituras. Está tudo lá, no meu inconsciente.

Ainda assim, fico pensando. Existe um nível saudável mínimo de horas de leitura por dia, mas será que existe um nível saudável máximo?

Regras Pessoais de um Blogueiro

Como bom obsessivo-compulsivo, tenho muitas regras, para este blog especialmente. A primeira delas é "pelo menos um post por dia". Não precisa necessariamente ser UM post todo dia, mas 30 posts por mês. Outra regra, muito importante, é "escreva coisas originais, e só copie um trabalho alheio se for muito relevante (dando os devidos créditos)". Quando estou inspirado, é fácil seguir estas duas regras, mas quando me falta sobre o que falar, eu vou ficando meio preocupado, achando que eu não vou alcançar a minha cota - tipo vendedor de loja que precisa vender 50 mil reais por mês, com a diferença que eu não sou pago pra fazer bosta nenhuma. Claro, sinto-me satisfeito comigo mesmo, mas isso dura só um mês. Quando muito. Até o momento, nenhuma dessas duas regras foi violada.

Necessidades

Já fazem alguns dias que não escrevo nada relevante, ou que considere relevante. Energeticamente falando, isso seria positivo, já que não fico me exaurindo e escrendo coisas novas e elaboradas. O Marcelo fala que eu escrevo como tarado. Bem, a questão é que não tenho muita escolha - eu preciso escrever. Isto não é uma figura de linguagem, pois eu realmente sinto como se algo estivesse faltando, como água ou ar, mas muito mais sutil e poderoso. "Uma habilidade não usada é uma necessidade não satisfeita". Malditas Metamotivações, Maslow! No fim das contas, este blog é um auto-reforçador pessoal: não por causa dos comentários, das visitas e das conversas engatilhadas pelo que publico. Gosto muito de tudo isto, mas mesmo que ninguém além de mim lesse o Espadachim Cego, eu ainda me sentiria muito satisfeito, por estar sendo honesto comigo mesmo.

E por causa desta metanecessidade, eu às vezes acabo me forçando demais. Fico achando que não publico o suficiente, penso em mil e um assuntos para um post novo e acabo bloqueando a mim mesmo. Hiperintenção fede, pelo menos quando acaba boicotando a gente. Enfrentei um pouco disto nestes dias parado, mas já tive crises piores. Elas estão diminuíndo com o tempo, junto com minhas frescuras, que ainda são muitas e precisam de muito trabalho.

Pronto, postei algo novo e significativo =)