sexta-feira, 25 de julho de 2008

Dias Dietéticos (Parte 4)

Dois dias se passaram desde o último post sobre minha semana de dieta (ou dieta da semana, tanto faz). Amanhã será sábado, e domingo acaba o experimento.

Uma coisa que ficou muito clara para mim é a importância de nossos desejos. Fui no mercado hoje depois do treino para comprar maçã, bergamota e pão, e enquanto caminhava até o corredor das frutas, fui olhando para os balcões e pensando em todas as coisas gostosas que eu me proibira de comer por uma semana. Uma semana, e já é demais.

Depois que já estava com tudo em mãos e pronto para pagar, decidi que iria passar na frente de todos os iogurtes, doces e bebidas que encontrasse pelo caminho até o caixa, e olharia bem para eles - pois não iria comprá-los de jeito nenhum. Foi aí que tive o estalo: quem manda no meu corpo: minha razão ou meus desejos? Lamento ter que dizer isso, mas até o momento, meus desejos provaram ser muito mais fortes que minha razão. Mesmo que mil pesquisas e mil anos de experiência com comida provassem que chocolate é veneno e frutas são a panacéia, eu ainda levaria uma barra de Alpino para casa ao invés de um cáqui. OK, estou exagerando um pouco - talvez, eventualmente eu comprasse fruta ao invés de chocolate, mas seriam poucas vezes, e no fim irrelevantes.

Buddha estava correto quando disse que a fonte de todo o sofrimento são nossos desejos. Até eu ter meu estalo, eu passava pelas prateleiras do Zaffari um tanto quanto triste, pois eu queria comer tudo aquilo (não, não tudo, mas uma boa parte pelo menos). E se eu deixo minha razão, que teoricamente é minha guia na vida, ser mera serva dos meus volúveis desejos, o que vai ser da minha vida?

É nessa hora que nossa capacidade de auto-regulação, mais conhecida por vontade, entra em cena, e usa as informações que a razão trás, pesa com os desejos, e decide o que é melhor. Bem, não é uma teoria psicológica muito bem fundamentada, apenas na minha experiência pessoal, mas faz muito sentido para mim.

Domingo pensarei melhor a respeito, mas estou considerando manter minha dieta pelo menos parcialmente daqui para frente, comendo chocolate e doces apenas uma ou duas vezes por semana. Quanto aos sucos, não sei bem o que fazer. Como já disse, vou pensar melhor no domingo.

Sorte Orkutiana do Dia (Parte 4)

Sorte de hoje: Confiamos só em Deus; quanto aos outros, paguem à vista.

É. O que o Orkut disse.