terça-feira, 22 de julho de 2008

Dias Dietéticos (Parte 2)

Essa dieta não é exatamente difícil, mas também não é tão fácil de ser seguida. Várias vezes hoje, senti fome e pensei em comer alguma coisa. E o que geralmente vinha à mente eram chocolates, biscoitos e outros doces que deliberadamente me privarei por uma semana. Toda vez que queria doce, comia uma fruta, como maçã ou banana. Pode até enganar, mas não é a mesma coisa.

Olhando por esse ângulo, foi uma boa coisa fazer esssa dieta, pois ficou óbvio que meus hábitos alimentares são, até certa medida, viciados. Aqui em Porto Alegre, exceto o bom e velho Nescau, dificilmente eu tenho chocolate ou doces em casa. Por isso, quando aparece uma barra de Alpino ou uma caixa de Bis por aqui, ela é quase que imediatamente devorada. Em Caxias, onde há maior oferta destes itens, eu faço a festa.

O mesmo que falei sobre os doces eu posso falar dos sucos - meu primeiro impulso quando tenho sede é ir até a geladeira e pegar um suco de caixinha. Costumeiramente, só tomo água quando não há mais nada em casa para aplacar minha sede (isto acontece com certa freqüência no final do semestre, quando sou atacado por todos os lados pelos trabalhos finais da faculdade, e relaxo na manutenção da boa ordem caseira).

O fato de poder fazer estas observações após meros dois dias de regime mostram em que grau estou mal-acostumado em termos alimentares. Não digo que é absolutamente insalubre comer chocolate ou tomar sucos doces, nem que pretendo abandonar seu consumo por completo - até por que gosto muito de suco e chocolate - mas certamente moderação é importante.

Ainda no assunto da dieta, estou um pouco indeciso quanto a se mel pode ser considerado doce. Estou com uma caixa de leite aberta na geladeira, e seu conteúdo irá azedar se não for consumida logo. Se não tivesse cortado o Nescau da minha dieta seria barbada. Não sou grande fã do gosto de leite integral puro, e por isso estava pensando em fazer uma batida no liquidificador, usando leite, mel e talvez alguma fruta (banana, preferencialmente, por ser fácil de descascar). Leite com mel fica muito gostoso. Não sei se posso comer mel, dadas as atuais restrições alimentares que me impus. Strictu sensu, mel é doce, portanto não posso comê-lo. Por outro lado, se analisarmos meu padrão de proibições, veremos que bani essencialmente produtos industrializados, coisa que mel não é.

Numa situação como esta, pergunto a mim mesmo "o que Gandhi faria no meu lugar?" A resposta é muito simples: ele seria honesto consigo mesmo, e avaliaria sua promessa inicial. Dei uma relida no post onde faço meus votos de dieta. Lá diz "nada de doces". Não diz nada sobre doces industrializados ou não. Sendo o mel doce, e usado para fazer doces, está fora da minha dieta atual. E, se mesmo depois de reavaliar o que foi dito anteriormente restarem dúvidas, ele aplicaria a lei do maior rigor: se mel fica numa área cinzenta, é sinal de que é ambíguo, e portanto deve ser abolido da minha dieta. Feita a decisão.

Post nada a ver sobre cores

Sinestesia, segundo a Wikipédia, é a relação de dois planos sensoriais diferentes, como sentir um gosto quando ouve um som, ou vê uma cor quando pensa em uma palavra. Eu tenho um pouco disto, pois, na maioria das vezes que penso em uma linha teórica da Psicologia, ela frequentemente vem associada com uma cor.

Psiquiatria, Neuropsiquiatria e Neurociências são linhas vermelhas para mim.

Terapia Cognitivo-Comportamental e Neuropsicologia, por outro lado, são azuis.

Análise Experimental do Comportamento, e a escola filosófica do Behaviorismo Radical, são verdes.

Psicologia Humanista e Psicologia Positiva são azul-celestes.

A Psicologia Transpessoal é algo entre branco e azul, um tom de prata, talvez.

A Psicanálise é uma incógnita para mim. Na maioria das vezes, ela é amarelo queimado, mas já apareceu como sendo vermelha.

A Sociologia não é uma linha teórica da Psicologia, mas vejo ela como amarela.

A Antropologia, outra Ciência Humana, é um azul meio verde, que as mulheres e os frescos chamam de Gelo.

Não posso explicar corretamente por que penso nas linhas da Psicologia (e áreas afins) por cores. Talvez faça isso como uma forma de categorização, mas não consigo identificar nenhum padrão. Sei a origem da associação entre as cores e as linhas, contudo - muitas vezes, li panfletos e sites destas linhas que eram coloridos com estas cores, e acabei associando-as de forma íntima. Por que escrevi este post? Sei lá. Achei que seria legal.

Dias Dietéticos

Ontem foi meu primeiro dia da minha dieta sem doces, sucos e carne vermelha. "Vai ser barbada" pensei, "é só comer o resto das coisas que não estão restritas". Fácil falar. Durante a reunião do pessoal do projeto de extensão, comecei a ficar com fome, a pensar em comida e a planejar o que eu iria comprar no supermercado, assim que saísse dali. "Queijo, peito de peru, maçã, banana e alguma outra fruta... limão... mas como é que eu vou comer limão? É azedo demais pra comer como laranja. Eu posso cortar, pôr no liquidificador com um pouco de açúcar e... merda, isso é suco" Só que, para eu perceber que isto era suco e que eu tinha cortado isto da minha dieta por uma semana, levei 15 minutos. Foi um insight rápido, ainda assim. Ontem de manhã, olhei o cardápio do RU para esta semana, e vi que na sexta-feira a sobremesa seria pavê. Eu adoro todos os doces servidos no RU, não por serem gostosos (o que realmente são), mas por serem quase tão raros quanto ver o cometa Halley. Fiquei esfuziantemente feliz com esta notícia, pensando "sexta-feira tem pavê! Sexta-feira tem pavê!". Só depois de algumas horas, quando pensei novamente no assunto, percebi que não poderia comer pavê, não se quisesse manter a disciplina. Merda.

Parece que o corpo pede justamente aquilo que a mente proíbe. Durante essa reunião, uma colega puxou um pacote de chicletes, pegou um e começou a mascar. Tenho a merecida fama de ser ladrão de comida, e na mesma hora que vi o pacote, pensei em pedir um. Mas, de novo, pensei: "Doce. Não. Merda."

Tirando o fato de não tomar nada além de água (exceto depois de treinos e no café da manhã), minha dieta permanece basicamente a mesma, pois já restringira meu consumo de carne vermelha anteriormente. A maior mudança que estou tentando fazer é aumentar meu consumo de frutas frescas. Comi uma banana meio verde ontem. E a terceira fruta que comprei foi bergamota.