quinta-feira, 3 de julho de 2008

We shall never surrender!

Esta semana, travei uma longa batalha, contra um inimigo incansável: a faculdade de Psicologia. Fui atacado em três frentes - prova de estatística, trabalho de psicopatologia e organização do ônibus para o ENEP. Finalmente, depois de muitas horas de sono perdidas, podemos ver a luz e a vitória no fim do túnel. Mas não saí incólume desta luta: já não há mais pão, não há mais leite e não há mais porra nenhuma pra comer aqui em casa. Na verdade, comprei um pacote de pão há dois dias atrás, mas mal e mal tem manteiga pra fazer um sanduíche. O presunto foi fora hoje. Só me resta o RU.

Informativo nada útil

Mouse novo. Um pouco mais chumbrega que o antigo, mas funcionando (e melhor do que o mouse do teclado), e é isso que importa. Voltamos com nossa programação normal.

As Provações da Faculdade XXVIII

Precisando entregar o último trabalho do semestre para ontem, meu computador tem um ataque histérico e o mouse para de funcionar. Como eu não sei trabalhar só com o teclado, tive que vir trabalhar nos computadores da faculdade. Não gosto nada disso. Para começo de conversa, o computador de onde digito este post não tem o Office instalado, e para escrever meu trabalho estou usando o bloco de notas. Além disso, se quiser me expulsar daqui sem motivo aparente, a faculdade pode. Eu não gosto muito de depender dos outros para qualquer coisa que seja, mas para fazer trabalhos eu detesto com muito mais força. Argh.

Machismo, Egoísmo e a Condição Humana*

Achei uma pérola na internet hoje. Chama-se Men Are Better than Women. Como o nome já deixa claro, este site é o ápice do chauvinismo machista. Dizer isto é um elogio para Dick Masterson, dono do site.

Pessoalmente, não achei nada de muito interessante no site - principalmente por que minha visão das mulheres é bem diferente da dele, apesar de já ter tido meus rompantes machistas (o último não faz tanto tempo assim). Para ser franco, um site desses não vale a pena ser lido, pois faz apenas generalizações grosseiras e tendenciosas sobre as mulheres. Mas ainda digo que é uma pérola por causa de um dos vídeos dele.

O tal do Dick Masterson apareceu em um programa de auditório importante, Dr. Phil, para expor suas idéias sobre a superioridade masculina. Certamente vocês devem ter imaginado que havia muitas mulheres presentes ali como "colegas de trabalho" do tal Dr. Phil, e que muitas devem ter se sentido profundamente ofendidas com o que ele falou. Caso você não tenha assistido o vídeo e/ou não entende inglês, uma mulher vai toda empolada até o microfone para fazer uma pergunta para mr. Masterson, a quem chamou de "o cavalheiro que odeia mulheres". "Eu gostaria de saber se você já teve um encontro ou já ficou com alguém" perguntou a mulher, com um ar de quem sabia o que estava fazendo e que tinha feito uma pergunta mortal. Ele começou a explicar-se "eu não odeio mulheres. Imagino que você tenha muitas blusas ou calças, mas usa essas por que são suas preferidas, o que não quer dizer que você odeie as outras" mas não terminou o raciocínio, pois a mulher do auditório reclamou que ele não estava respondendo a pergunta dela. Ele então foi simples e direto: "as mulheres fazem fila pra sair com um cara como eu". A mulher ficou indignada, e disse que "eu não vejo ninguém fazendo fila atrás de você, e com certeza eu estaria no final da fila". Dick rebateu: "se você fizesse mais esteira na academia provavelmente estaria na frente da fila". WOW! Chamou ela de gorda, a pior ofensa para a mulher moderna. Ela esboçou uma reação, mas titubeou e não falou mais nada. Dick percebeu isso, e perguntou se ela tinha lhe escutado. Ela fez cara de indignada e disse que não o escutou, e que estava feliz por isso, pois ele deve ter falado algo estúpido.

Sabe por que acho este vídeo tão genial? Ele transpira humanidade. O tal do Dick Masterson, como todo bom cafajeste, deve ser um imã de mulheres: pelo jeito ele é inteligente, deve ser divertido e ter uma lábia incrível. Aposto que "passa o rodo geral", falando de uma maneira informal. Aquela história que mulheres gostam de homens carinhosos eu ainda estou para ver na prática. Aliás, senti na pele muitas vezes que é justamente o contrário. Sem falsa modéstia, eu sou tudo o que as mulheres querem, mas que a grande maioria esnoba por que, heh, não sabe o que quer. Todas as mulheres são assim? Não, e posso apontar muitos exemplos disso. Mas suspeito seriamente que meus exemplos são a minoria. Duvida? Pode ir a campo e entrevistar algumas mulheres, de preferência entre 15 e 25 anos, sobre relacionamentos amorosos delas. Com um pouco de habilidade dá para perceber um nítido padrão: os caras que gostam delas elas esnobam, e os que esnobam elas elas correm atrás. Mais uma vez, repito: não são todas assim, mas uma porcentagem considerável é.

Mas o que eu achei mais fantástico no vídeo não é a guerra dos sexos, mas a batalha de egos. Nessas batalhas, nunca há heróis, pois os motivos de lutar não são nobres - são egoístas, não no sentido de querer tudo para si, mas no sentido de servirem apenas para engrandecer o ego pessoal. É razoável dizer que a mulher que fez as perguntas sentiu-se ameaçada pelo o que Dick falou. Provavelmente ela não pensou com tal clareza, mas deve ter passado pela cabeça dela que "se ele estiver certo, eu não valho nada, portanto, eu tenho que provar que ele está errado e humilhá-lo ao vivo na TV". E lá foi nossa amiga, mostrar como ela é inteligente. Só que ela se esqueceu com quem ela estava se metendo. O Dick Masterson deve ser um cara inteligente, escreveu um site inteiro sobre como as mulheres são inferiores aos homens, e deve ouvir este tipo de pergunta todos os dias. Claro que ele vai ter uma resposta na ponta da língua para as perguntas dela! Mais do que isso, ele deve ser um mestre na arte de engrandecer o próprio ego humilhando o dos outros - o alvo preferido dele são as mulheres, mas qualquer um que olhar meio atravessado para ele deve levar paulada. Ela perdeu o jogo no momento que aceitou as regras dele. E o tiro saiu pela culatra, e quem foi humilhado ao vivo na TV foi ela (que fez questão de fingir que não perdeu a pose). Pronto! Masterson conseguiu o que queria, mais um argumento de que as mulheres são inferiores, enquanto que ela muito provavelmente vai ser alvo de chacota de muita gente e talvez tenha um episódio depressivo (se já não teve ainda).

Isso significa que Dick Masterson ganhou? Não. Bem pelo contrário. Apesar de poder intuir que ele se sente bem consigo mesmo a maior parte do tempo pelo o que faz, duvido muito que ele seja realmente feliz. Quem desrespeita todas as mulheres deste jeito, pode desrespeitar qualquer um, em qualquer lugar a qualquer momento. Preconceitos são assim. E quem age desta maneira é incapaz de sentir compaixão, ternura e empatia pelos outros, e sei por experiência própria que não existe felicidade verdadeira sem isso. Pode se ter prazer, mas nunca felicidade. Sinto pena da mulher por ter sido tão humilhada em frente de tantas pessoas, mas sinto mais pena pelo Dick Masterson. Ela pode aprender alguma coisa com o que aconteceu, enquanto ele talvez seja um caso perdido.




*Pensei seriamente em colocar Dasein ao invés de Condição Humana no título, mas seria muita chinelagem.