segunda-feira, 16 de junho de 2008

As Provações da Faculdade XXIII

Quando se faz transcreve entrevistas para um trabalho, o tempo não pára: ele anda para trás. Literalmente. Argh.

Ode ao Herói Moderno

Apesar de todas as facilidades que a ciência nos proporciona, como luz e água encanada, acho que era mais fácil ser humano em épocas anteriores. Nestes tempos mais remotos, as pessoas tinham Hércules, os deuses do Olímpo, os cavaleiros cruzados e os santos como modelos para se inspirar. Hoje, a mesma ciência que nos dá conforto para o corpo, nos tira o sossego da alma, provando que Hércules nunca existiu, o Olimpo é só uma montanha como todas as outras e os cruzados e os santos não passavam de assassinos e charlatões. Temos as histórias em quadrinhos do Superman e do Batman, mas desde o princípio somos avisados de que não passam de ficção e que é tudo falso. A máxima aspiração a nós permitida é de sermos cidadãos de bem, saudáveis e bem ajustados. Os heróis do passado morreram depois da Segunda Grande Guerra.

Mas os heróis insistem em existir, mesmo neste mundo desbotado e estatisticamente previsível. Eles não usam capas vermelhas chamativas, nem empunham laços mágicos. São como os personagens de Heroes: pessoas comuns que ouviram e atenderam o chamado de uma missão maior que suas vidas. Eles não possuem poderes vistosos como ler mentes ou prever o futuro, pois o seu é muito mais sutil e poderoso do que qualquer bola de fogo: é a determinação implacável, a força da natureza que move montanhas e desvia o curso dos rios de forma paulatina porém inexorável, e que mesmo a mais violenta onda do mar pode derrotar. Seus inimigos são infinitos e invisíveis: a ignorância, a indiferença, a ganância, o ódio, a destruição. Eles não se escondem apenas no corpo de um Darth Vader completamente mau, mas espreitam os corações de todos os seres humanos, inclusive os de nossos cavaleiros jedi sem face e sem sabre de luz. Porém que tipo de herói é esta criatura bidimensional que conhece apenas a luz e a bondade, e nada sabe do inimigo que enfrenta? Não é um indivíduo completo, e não passa de uma caricatura da realidade, pois todo herói verdadeiro já foi derrotado, por seus inimigos ou por si próprio, já chorou, já desistiu, já caiu e se sujou em pecado. E é justamente a sombra de seu caráter que o faz forte.

Por isso, herói que lê estes parágrafos, lembra-te de que tua batalha é ingrata e sem esperança; que aqueles que tu salvar da morte e da perdição escarraram-te a face ao invés de agradecer-te; que não haverá um minuto de descanso; que tua arma se partirá muito antes do fim e que tua é morte certa; e que mesmo assim, apesar de todos reveses que certamente tu irá encontrar em tua senda, deves continuar lutando, por que esta é tua força. Lembra-te que não estás sozinho, que muitos outros lutam ao teu lado, mesmo que tu não os veja, e que para cada um que tomba, outro ergue-se e toma seu lugar. Teu sacrifício nunca será em vão, ó guerreiro, pois é do teu sangue e do teu suor que nascerão as flores de um novo tempo, mais belo e justo, que nem eu, nem tu veremos, mas que teremos ajudado a construir. Isto é o suficiente para continuarmos em pé.