segunda-feira, 24 de março de 2008

O AVC de uma Neuroanatomista

Neste vídeo de 20 preciosos minutos, uma neuroanatomista relata a experiência de sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Vale a pena assistir.

Fantasia e Realidade

Sempre gostei do gênero Fantasia, seja através de livros, desenhos animados ou jogos de estratégia. Destes, um que muito me marcou foi a série de jogos de estratégia “Warcraft”, que se passa no mundo fantástico de Azeroth. Sempre fui fascinado pela grande quantidade de raças e povos diferentes convivendo em um mesmo planeta, mesmo que raramente esta convivência fosse pacífica. Em Warcraft, as raças mais famosas são os Orcs e os Humanos, mas existem também os Anões, os Gnomos, os Altos Elfos, os Elfos Noturnos, os Trolls e os Minotauros, para ficar só nas principais durante o terceiro jogo da série, sem contar os creeps, raças neutras que apareciam durante os jogos para ajudar ou atrapalhar o jogador.

Toda essa diversidade racial fazia o mundo que vivemos parecer um tanto quanto monótono, povoado apenas por nós, seres humanos. Então, lembrava-me que todas estas raças foram inspiradas em povos de Homo sapiens que existem ou existiram sob a face da Terra, e só em algumas, fazendo de Warcraft apenas uma simplificação enfeitada de nossa realidade. Na realidade, não precisamos, ou pelo menos não temos como, “nerfar” (enfraquecer) uma civilização para que o jogo fique mais justo para todos. Se o mundo fosse um jogo de estratégia, uma fragata da Marinha dos Estados Unidos, que domina os oceanos Pacífico e Atlântico, estaria em termos de igualdade com um barco da Marinha da Bolívia, que apenas patrulha o lago Titicaca.

De repente, o mundo real é muito mais interessante que a fantasia, apesar de não ter orcs ou elfos.