sábado, 19 de julho de 2008

Mais algumas notas sobre minha alimentação

Outro assunto referente à minha alimentação são os líquidos que bebo. Normalmente, não ingiro bebidas alcoólicas, por achar que têm gosto ruim (exceto quando são doces, como caipirinha) e que os efeitos colaterais não compensam qualquer desvantagem social de ser abstêmio. Também não bebo refrigerantes, por ter sentido na pele a influência devastadora que eles exercem sobre a resistência e capacidades físicas: fui competir numa prova de 3200 metros depois de comer um cachorro-quente e tomar uma Coca-Cola, e não me lembro de nenhuma outra situação que eu tenha desejado tão ardorosamente morrer, tão desagradável a experiência foi. Tomo, contudo, muitos sucos. Prefiro os naturais, mas os de caixinha industrializados são gostosos e saudáveis, pelo menos aparentemente. Normalmente, é bem tranqüilo para mim não beber álcool ou refrigerante, mesmo em situações que só haja estes dois tipos de bebida e comida muito salgada.

No ENEP, contudo, eu relaxei a disciplina, e bebi muito refrigerante – Coca-Cola principalmente, mas bastante Guaraná. Racionalizei que ENEP só acontece uma vez por ano, e poderia curtir tanto quanto pudesse, desde que, de volta em Porto Alegre, eu começasse um programa de purificação corporal. Antes do ENEP, não ingeria muito da boa e velha água mineral. Por isso, decidi que passaria pelo menos uma semana sem tomar sucos, naturais ou industrializados, e beberia só água nas refeições, que seriam regulares. A exceção desta regra foram as bebidas “grossas”, como o leite de vaca e de soja, que bebo no café da manhã e após os treinos. Talvez esta decisão tenha sido um erro, mas me parece plausível que, ao acordar, eu precise de mais energia que um copo de água pode me oferecer, e que depois de exercício físico, eu precise repor mais proteína e todas aquelas coisas de nome complicado que os nutricionistas falam do que de costume.

Não segui, contudo, essa minha dieta à risca. Na quarta-feira, na festa do sushi da minha turma, tomei caipirinha (com efeitos já bem conhecidos por meus leitores). Decidi, como forma de compensação, estender até a próxima quarta-feira meu regime de água. Outro erro que cometi foi beber leite demais, tomando três ou quatro copos bem servidos (o suficiente é um e meio, segundo meus cálculos e intuição). Estou considerando a opção de estender por mais alguns dias para compensar este excesso, mas não sei determinar quanto tempo mais.

Nenhum comentário: