sábado, 5 de julho de 2008

Argonautas do Asfalto - Prólogo

É tarde, mas não consigo dormir ainda. Ainda faltam muitos preparativos para minha viagem, mesmo que sejam preparativos imaginários. Amanhã de manhã, às 7 horas, embarco em um ônibus de linha para uma viagem de mais de 20 horas para Campo Grande, onde acontecerá o XXI Encontro Nacional dos Estudantes de Psicologia (ENEP). O ENEP foi o primeiro grande encontro de Psicologia de que participei, há quase um ano atrás. Cronologicamente, não faz tanto tempo assim, mas em meu coração parece ter se passado uma vida desde então. Com certeza o Andarilho que vagou para longe da segurança do lar então não é o mesmo que repete o feito agora.

O XX ENEP não foi minha única experiência em encontros em congressos: além dele, já fui em pelo menos outros quatro eventos fora desta zona de conforto que chamo de lar, seja em Porto Alegre ou em Caxias do Sul. Sei o que esperar deste encontro, mas há algo diferente no ar que antecede esta jornada. Nas outras vezes, viajei acompanhado de muitas pessoas - sempre um ônibus cheio de gente barulhenta querendo fazer festa. Amanhã, irei em um ônibus de linha por que nossa valorosa tentativa de fretar um veículo próprio sossobrou por falta de interesse da grande maioria de meus colegas. Apenas eu e mais seis companheiros, tanto da UFRGS quanto da UFCSPA, vão amanhã, contra todas as probabilidades e dificuldades, movidos apenas pelo desejo de participar do ENEP. Apenas nós, argonautas do asfalto, aceitamos o desafio de desbravar estas estradas e rodovias até a capital do Mato Grosso do Sul. Por quê? Não sei.

Meu Orkut diz que "o melhor profeta do futuro é o passado", mas pressinto que, mais uma vez, a página de relacionamentos está errada. Acostumei-me ao conforto de viajar em companhia ruidosa porém presente. Amanhã, enfrentarei um silêncio talvez desconhecido, na viagem mais longa que já empreendi (não a mais distante, entretanto). Posso estar enganado, mas acho que a viagem para Campo Grande será outra Jornada da Alma, onde conhecerei outras pessoas, mas encontrarei a mim mesmo no final.

Nenhum comentário: